Qual é o objetivo de uma auditoria interna?
Nos últimos tempos, os gestores estão percebendo as vantagens obtidas com a adoção da prática de auditoria interna. Certamente, são empresas que estão buscando a melhoria dos processos organizacionais, além da otimização dos recursos empresariais.
Para explicar o objetivo da auditoria interna, bem como a sua definição de acordo com a ISO 9000, é que a PKF Brazil desenvolveu este artigo. Além de detalhar as suas principais características e formas de implementação.
O que é auditoria interna?
A auditoria interna é um procedimento importante para a empresa ter um maior controle interno, avaliando processos de negócios e o seu desempenho. Nesse sentido, é uma forma de verificar se as atividades estão sendo realizadas conforme o planejado.
É importante esclarecer a diferença da auditoria interna para a externa, visto que a interna pode ser realizada por um auditor da mesma empresa. Já a auditoria externa deve ser realizada por profissionais sem vínculo empregatício com a empresa.
Para cumprir os seus objetivos, a auditoria interna está estruturada por procedimentos técnicos, de forma sistemática e disciplinada.
Conheça o objetivo de uma auditoria interna
O principal objetivo da auditoria interna é verificar a seriedade, a adequação e a competência dos controles internos e relatórios operacionais, financeiros, fiscais e contábeis. Ou seja, busca identificar oportunidades, ineficácia e erros que possam existir nas rotinas empresariais.
Além disso, cabe a auditoria interna também oferecer soluções para os problemas identificados, auxiliando de forma assertiva a gestão empresarial. Desse modo, sugerindo práticas de melhoria contínua e aprimoramento das atividades internas.
Sem dúvida, a auditoria interna contribui para melhorar as tarefas e acabar com os desperdícios dos processos de negócios.
Quando uma auditoria interna deve ser efetuada?
Uma auditoria interna deve ser realizada quando a empresa está saudável para prever possíveis preocupações que surgiriam no futuro ou quando começar a apresentar alguns sinais indicativos de problemas futuros, tais como:
- Descontrole financeiro com atraso do pagamento de dívidas;
- Processos de trabalho ineficientes, não apresentando o resultado esperado;
- Dificuldade em alcançar as metas estabelecidas fora da realidade da empresa;
- Necessidade de expansão das atividades para aumentar o faturamento;
- Baixo desempenho da equipe de trabalho, desmotivada com a empresa.
Como a auditoria interna é elaborada?
O sucesso de uma auditoria interna depende de obter informações confiáveis e em tempo real. Portanto, para assegurar a qualidade das informações é interessante seguir os seguintes passos:
1.º - Estabelecer os objetivos para a realização da auditoria interna;
2.º - Elaborar um planejamento do que deve ser analisado, principais problemas e necessidade de recursos;
3.º - Estabelecer um cronograma de trabalho conforme as necessidades do trabalho a ser desenvolvido;
4.º - Desenvolver um check list dos principais pontos, tendo em vista o detalhamento necessário de cada processo em análise;
5.º - Preparar o relatório da auditoria realizada, esclarecendo os procedimentos, resultados obtidos e soluções a serem implementadas;
6.º - Desenvolver um plano de ação das soluções propostas.
O desenvolvimento de uma auditoria interna pode ser mais eficiente se envolver os colaboradores das áreas. Pois, são eles que possuem o maior conhecimento sobre os problemas de cada setor e podem contribuir de forma efetiva para os resultados.
Não esquecendo que a auditoria interna deve ser entendida como um processo contínuo, ou seja, periodicamente precisa ser implementada para garantir a eficiência das soluções adotadas.
Se quiser mais informações sobre auditoria interna, acesse o site da PKF Brazil e leia os nossos outros artigos.