A auditoria interna tem por objetivo analisar os processos empresariais e propor soluções visando a melhoria contínua. Entenda.  

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Notícia • 2022-06-28

Qual é o objetivo de uma auditoria interna?

Nos últimos tempos, os gestores estão percebendo as vantagens obtidas com a adoção da prática de auditoria interna. Certamente, são empresas que estão buscando a melhoria dos processos organizacionais, além da otimização dos recursos empresariais.

Para explicar o objetivo da auditoria interna, bem como a sua definição de acordo com a ISO 9000, é que a PKF Brazil desenvolveu este artigo. Além de detalhar as suas principais características e formas de implementação.

 

O que é auditoria interna?

A auditoria interna é um procedimento  importante para a empresa ter um maior controle interno, avaliando processos de negócios e o seu desempenho. Nesse sentido, é uma forma de verificar se as atividades estão sendo realizadas conforme o planejado.

É importante esclarecer a diferença da auditoria interna para a externa, visto que a interna pode ser realizada por um auditor da mesma empresa. Já a auditoria externa deve ser realizada por profissionais sem vínculo empregatício com a empresa.

Para cumprir os seus objetivos, a auditoria interna está estruturada por procedimentos técnicos, de forma sistemática e disciplinada. 

 

Conheça o objetivo de uma auditoria interna 

O principal objetivo da auditoria interna é verificar a seriedade, a adequação e a competência dos controles internos e relatórios operacionais, financeiros, fiscais e contábeis. Ou seja, busca identificar oportunidades, ineficácia   e erros que possam existir nas rotinas empresariais.

Além disso, cabe a auditoria interna também oferecer soluções para os problemas identificados, auxiliando de forma assertiva a gestão empresarial. Desse modo, sugerindo práticas de melhoria contínua e aprimoramento das atividades internas.

Sem dúvida, a auditoria interna contribui para melhorar as tarefas e acabar com os desperdícios dos processos de negócios.

 

Quando uma auditoria interna deve ser efetuada? 

Uma auditoria interna deve ser realizada quando a empresa  está saudável para prever possíveis preocupações que surgiriam no futuro ou quando começar a apresentar alguns sinais indicativos de problemas futuros, tais como:

  • Descontrole financeiro com atraso do pagamento de dívidas;
  • Processos de trabalho ineficientes, não apresentando o resultado esperado; 
  • Dificuldade em alcançar as metas estabelecidas fora da realidade da empresa; 
  • Necessidade de expansão das atividades para aumentar o faturamento;
  • Baixo desempenho da equipe de trabalho, desmotivada com a empresa. 

Como a auditoria interna é elaborada?

O sucesso de uma auditoria interna depende de obter informações confiáveis e em tempo real. Portanto, para assegurar a qualidade das informações é interessante seguir os seguintes passos:

1.º - Estabelecer os objetivos para a realização da auditoria interna;

2.º - Elaborar um planejamento do que deve ser analisado, principais problemas e necessidade de recursos;

3.º - Estabelecer um cronograma de trabalho conforme as necessidades do trabalho a ser desenvolvido;

4.º - Desenvolver um check list dos principais pontos, tendo em vista o detalhamento necessário de cada processo em análise;

5.º - Preparar o relatório da auditoria realizada, esclarecendo os procedimentos, resultados obtidos e soluções a serem implementadas;

6.º - Desenvolver um plano de ação das soluções propostas.

O desenvolvimento de uma auditoria interna pode ser mais eficiente se envolver os colaboradores das áreas. Pois, são eles que possuem o maior conhecimento sobre os problemas de cada setor e podem contribuir de forma efetiva para os resultados.  

Não esquecendo que a auditoria interna deve ser entendida como um processo contínuo, ou seja, periodicamente precisa ser implementada para garantir a eficiência das soluções adotadas. 

 

Se quiser mais informações sobre auditoria interna, acesse o site da PKF Brazil e leia os nossos outros artigos. 

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