Notícia

Home Notícias Notícias da PKF BRAZIL Quais são as vantagens de fazer auditoria na sua empresa

Have a question?

Notícia • 2022-02-08

Quais são as vantagens de fazer auditoria na sua empresa

Quais são as vantagens de fazer auditoria na sua empresa

 

Você conhece as principais vantagens de fazer auditoria na sua empresa? Apesar da sua importância, muitos empresários desconhecem as vantagens da auditoria para os seus negócios.

Neste artigo, a PKF Brasil apresenta informações básicas sobre os processos de auditoria e suas principais vantagens.

O que é auditoria?

A auditoria é uma ferramenta eficaz no ciclo de análise das informações contábeis e dos respectivos processos de uma organização na prestação de contas da administração, com a finalidade de garantir a conformidade das informações e processos, determinar o nível de precisão e a segurança das informações, bem como, detectar possíveis erros e fraudes e com isso, contribuir para o conforto da administração no processo de tomada decisão.

Um processo de auditoria empresarial eficaz é capaz de agregar valor a uma empresa em se manter organizada e aumentar o grau de tranquilidade de seus gestores na tomada das melhores decisões para os negócios.

Atualmente, com a evolução da tecnologia, existem diversas aplicações de uma auditoria, que, resumidamente, podem ser aplicadas aos processos (auditoria interna) ou a prestação de contas (auditoria externa), aplicadas a uma empresa inteira ou a um departamento específico e são compostas pelas seguintes fases: planejamento e preparação, execução, relatórios, comunicação dos resultados e monitoramento do plano de ação.

Tipos de auditoria nas empresas

Quando falamos em auditoria, a maioria das pessoas pensam em uma auditoria financeira ou contábil, mas as atividades de auditoria podem ser mais abrangentes.

As auditorias podem ser realizadas em sistemas de gestão para verificar e certificar que os elementos do sistema são apropriados e eficazes e atendem a requisitos específicos (como uma auditoria ISO 27001/ISAE 3402).

As auditorias também podem ser realizadas sobre processos, com o objetivo de avaliar uma operação ou método em relação a instruções ou padrões predeterminados. (COSO/SOX/Prevenção a Fraude/AAC-Autoavaliação de Controles/PPA-Procedimentos Previamente Acordados)

Na prática, quanto mais auditorias forem realizadas, mais uma empresa poderá medir a eficiência e eficácia dos processos e controles internos.

Dentre os tipos mais comuns de auditoria, podemos destacar:

Auditoria financeira e contábil: Uma auditoria financeira ou contábil possui o objetivo de examinar contas, registros e documentos de forma independente, para verificar se os registros e declarações são compatíveis e confiáveis com a realidade, em linha com o tratamento das informações no fluxo de dados de cada ambiente de negócio e de controles internos de cada Empresa.

A partir desse tipo de auditoria as organizações podem prevenir fraudes e receber um índice de risco/confiança que pode ser utilizado para atrair investidores.

Auditoria de conformidade: Uma auditoria de conformidade verifica as políticas e procedimentos internos da empresa para determinar a conformidade com leis e regulamentos específicos, elevando o grau de confiança nos processos internos por todos os envolvidos (colaboradores/administração/investidores)

Auditoria de sistemas da informação: Uma auditoria de sistemas da informação obtém evidências para determinar se os sistemas estão protegendo os ativos e mantendo a integridade dos dados, em linha com as melhoras práticas de segurança da informação.

Auditoria operacional: As auditorias operacionais analisam os objetivos da empresa, processos, procedimentos e resultados operacionais para detectar e desenvolver departamentos de negócios e áreas que precisam de melhorias, com foco em alinhar as reais necessidades da administração, elevando o grau de confiança sobre as informações disponibilizadas para a tomada de decisão. Dessa forma, os esforços dos agentes responsáveis pela gestão, poderão enveredar esforços para o negócio.

Vantagens de fazer auditoria na sua empresa

Os processos de auditoria podem garantir uma série de vantagens para as empresas, dentre os quais, podemos destacar:

  • Melhoria dos controles e processos da organização
  • Garantia de aplicação das políticas internas;
  • Identificação e solução para potenciais problemas;
  • Identificação de possibilidades de melhoria;
  • Redução nos riscos de fraudes;
  • Incremento do nível de confiabilidade da empresa;
  • Maior assertividade e tranquilidade nas tomadas de decisão.

Agora que você já conhece as vantagens de fazer auditoria na sua empresa, conte com o nosso time de especialistas e implemente melhorias no seu negócio.

 

See more Notícia items