Planejamento tributário: como se preparar para o ano que vem?

Home Notícias Notícias da PKF BRAZIL Planejamento tributário: como se preparar para o ano que vem?
Notícia • 2022-12-15

Planejamento tributário: como se preparar para o ano que vem?

O ano está se findando e um novo ano está prestes a começar e talvez você esteja se perguntando: Qual o melhor momento para pensar no me planejamento tributário? Nós da PKF Brazil estamos passando por aqui para lembrar a você que o planejamento tributário é um assunto de todos os dias, mas em especial, se você quer estar preparado para o novo ano que irá se iniciar, este é o assunto para “AGORA”. 

Rever o planejamento tributário do seu negócio é a melhor forma para se preparar para o ano que vem, pois é no final do ano-calendário que a empresa tem a oportunidade de alterar a sua opção pelo regime tributário e se adequar às possíveis mudanças da legislação para o ano seguinte.

Pensando nisso, a PKF Brazil preparou esse artigo com o intuito de mostrar a importância deste planejamento para o próximo ano. Como também apontar os principais aspectos que devem ser analisados.

Qual a importância do planejamento tributário no final do ano-calendário?

Para começar, é preciso destacar que a legislação tributária permite alteração no regime tributário apenas ao final do ano-calendário. De fato, consiste em uma oportunidade para a empresa ajustar a sua carga tributária e até mesmo mudar o regime tributário.

Isso porque a cada ano o cenário econômico do país sofre alterações, que impactam diretamente no desenvolvimento das atividades empresariais. Isso sem falar na necessidade de adequação a possíveis novas leis ou alterações das atuais.

Assim sendo, é essencial elaborar o planejamento tributário para avaliar toda a situação fiscal e tributária do negócio. Principalmente, tendo em vista que no decorrer do ano vigente pode ter ocorrido diversos fatores que afetaram o desempenho da empresa, o que significa que é necessário rever toda a estrutura do negócio para fazer os ajustes, visando reequilibrar as projeções para o próximo ano com a situação financeira atual.  

Desse modo, a Receita Federal divulga os prazos para que as alterações sejam efetuadas. Normalmente, é considerado o último dia útil do mês de janeiro do ano seguinte para informar qualquer alteração para o fisco. 

O que considerar no planejamento tributário para o ano que vem?

O planejamento tributário consiste em um conjunto de ações legais e estratégias para reduzir a carga tributária da empresa. Por isso, para ser elaborado com eficiência precisa ser pensado com antecedência, pois será um importante guia do negócio para o ano seguinte.

Nesse sentido, é essencial que a empresa esteja atenta aos principais fatores que impactam o seu negócio, bem como avaliar o desempenho do ano que se encerra. Veja a seguir alguns passos importante a serem considerados:

1. Análise criteriosa e minuciosa do desempenho financeiro

O ponto de partida é desenvolver uma análise criteriosa e minuciosa do desempenho do negócio no ano corrente. Desse modo, é preciso levantar informações para analisar os seguintes pontos:

  • O faturamento da empresa atendeu aos objetivos do plano estratégico?
  • Quais foram as principais despesas que afetaram o negócio?  
  • A relação da margem de lucro com a receita foi satisfatória?

Além desses pontos, existem muitos outros que são percebidos à medida que a análise do desempenho financeiro do negócio é realizada. De fato, permite ter uma visão global das atividades desenvolvidas e do cumprimento de metas e objetivos, o que é essencial para desenvolver o planejamento tributário com base na realidade da empresa e em sintonia com o cenário econômico do país. 

2. Alterações na legislação tributária no ano corrente

Verificar as possíveis alterações na legislação tributária, bem como nos regimes tributários de forma específica. Sem dúvida, é vital entender o sistema tributário para fazer um enquadramento da empresa assertivamente.

3. Impactos dos impostos no desempenho do negócio

Efetuar uma análise de como o recolhimento dos impostos afetou o desempenho do negócio, podendo pensar a respeito dos seguintes aspectos:

  • Qual foi o peso dos impostos sobre o preço final dos produtos ou serviços?
  • É possível oferecer preços atraentes para os clientes e gerar lucro para a empresa?
  • Os benefícios fiscais existentes para o negócio estão sendo aproveitados?

Uma análise minuciosa da situação financeira e fiscal atual auxiliará a Empresa a chegar a melhor alternativa para o próximo ano. Certamente, agindo dessa forma, o planejamento tributário terá qualidade e será eficiente e um importante guia para a empresa no ano seguinte. 

Saiba que a Consultoria Tributária da PKF Brazil tem a inteligência necessária para agregar valor à sua empresa com os nossos serviços realizados por especialistas-empreendedores, com amplo conhecimento da legislação e foco nas necessidades dos clientes.  

Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas… Ou então acesse o site da PKF Brazil e leia os nossos outros artigos.

See more Notícia items