Partnership: o que é e como funciona?
Nos últimos tempos, o partnership é a tendência que está ganhando força no mundo dos negócios. Isso porque implica em uma nova alternativa para estabelecer a relação entre empresas e colaboradores, oferecendo resultados expressivos com alta eficiência.
Tendo isso em vista, a PKF Brazil preparou esse artigo para esclarecer esse novo modelo de gestão e suas principais características.
O que é e para que serve partnership?
Saiba que a tradução do termo partnership equivale à parceria. No entanto, no ambiente corporativo tem um significado mais específico, pois envolve a relação entre a empresa e os colaboradores.
De fato, trata-se de um programa desenvolvido pela empresa para os colaboradores se tornarem sócios do negócio. Certamente, está relacionado com a estratégia de gestão dos negócios, bem como com a cultura organizacional.
Nesse sentido, o principal objetivo é valorizar os melhores colaboradores, dando-lhes a oportunidade de se tornarem sócios do negócio. Sem dúvida, os funcionários que se tornarem sócios recebem, além dos seus salários, a participação nos lucros da empresa, já a empresa consegue uma melhoria significativa nos processos de captação, retenção e performance dos colaboradores diretamente envolvidos nesse programa. Desse modo, pode ser entendido como um modelo de estrutura societária.
Além disso, é importante mostrar que quando bem estruturado esse programa tem o potencial de gerar inúmeros benefícios, tais como:
1.º - Permite atrair e reter talentos significativamente;
2.º - Facilita o maior engajamento e comprometimento dos colaboradores;
3.º - Melhora o clima organizacional e forma uma cultura participativa e solidária;
4.º - Cria uma estrutura organizacional enxuta e eficiente em termos de custos.
Algumas grandes empresas que já implementaram essa prática são a XP Investimentos, o Grupo Ambev, o Goldman Sachs, o BTG Pactual.
Como funciona o programa de parceria entre empresa e colaboradores?
Para entender como o partnership funciona e suas características é necessário observar alguns aspectos essenciais. Isso porque mostram as diferenças para outros tipos de programas parecidos. Veja a seguir os pontos vitais desse programa:
1.º - Específico para as pessoas que já trabalham na empresa
O programa é específico para os funcionários da empresa, que devem demonstrar engajamento e desejo de fazer a empresa crescer. Além disso, o colaborador deve estar inteiramente alinhado com a cultura organizacional e valores e princípios adotados.
De fato, é interessante que já tenha demonstrado esse engajamento pela sua conduta no ambiente corporativo. Por isso, deve ter algum tempo como funcionário da empresa para conhecer essa cultura e se engajar;
2.º - Participação societária é um pequeno percentual
Mesmo não existindo uma regra específica, a participação acionária em um programa partnership é pequena, em torno de 0,5%. Sem dúvida, o crescimento da empresa gera a valorização das cotas, aumentando o retorno para os acionistas.
O que se torna mais um motivo para que o colaborador esteja cada vez mais engajado e gerando os melhores resultados com o desenvolvimento das suas atividades na empresa. Além disso, a participação que cada colaborador recebe está ligada ao seu desempenho.
O que significa que nem todos recebem o mesmo percentual de participação acionária no programa de parceria, depende de uma avaliação dos gestores da empresa.
3.º - Critérios claros e bem definidos
Para que efetivamente o programa tenha sucesso e alcance os seus objetivos, é preciso que os critérios sejam claros e bem definidos. Ou seja, sejam transparentes e de amplo conhecimento de todos os funcionários. Nesse sentido, devem tratar dos seguintes pontos:
- Definir os critérios de entrada e saída de sócios;
- Estabelecer os procedimentos de promoção por mérito (meritocracia);
- Detalhar os critérios de remuneração e percentuais utilizados;
- Cuidar para a cultura organizacional estar alinhada ao programa;
- Elaborar um manual de conduta para tornar claro o que se espera do colaborador;
- Aprimorar a governança corporativa, no que se refere a tomada de decisão e seus responsáveis, bem como as assembleias, conselhos e reuniões de sócios.
Portanto, o partnership mais do que um programa de parceria, é um modelo de gestão que favorece a retenção de talentos e eleva o potencial de desenvolvimento dos funcionários. Certamente, gera uma melhoria expressiva dos resultados da empresa.
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