Gestão de processos; o que fazer para melhorar?
Nos últimos tempos, a gestão de processos ocupa a atenção das empresas voltadas para aumentar a competitividade, principalmente para “realizar mais com menos”. Isso porque para conquistar um diferencial de mercado é preciso ter processos eficientes e otimizados.
Tendo isso em vista, a PKF Brazil elaborou esse artigo para esclarecer o que é a gestão de processos e a sua importância no ambiente corporativo. Assim como explicar quais as estratégias a serem adotadas para melhorar os processos da empresa.
O que é e para que serve a gestão de processos?
Para começar, é importante explicar o conceito de processos no âmbito empresarial. Nesse sentido, os processos são entendidos como as atividades desenvolvidas por pessoas ou equipamentos em uma organização, que garantem o fluxo de negócios.
Assim, a gestão de processos consiste em um conjunto de práticas que visam a melhoria contínua das organizações. De fato, cabe aos gestores identificarem e organizarem os processos internos, visando estabelecer diretrizes a serem seguidas.
Embora funcione de maneira diferente em cada empresa, é possível considerar que as principais etapas para a gestão de processos são as seguintes:
- Mapear os processos que constituem o fluxo de negócios de uma empresa;
- Analisar como cada uma das atividades é desenvolvida no contexto empresarial;
- Identificar os pontos que necessitam de melhorias para aumentar a produtividade;
- Implementar as ações de melhoria nos processos organizacionais;
- Acompanhar o desempenho dos processos, bem como os resultados obtidos;
- Estimular a cultura da melhoria contínua para otimizar os processos internos.
Quais são as características essenciais da gestão de projetos?
É interessante destacar que a gestão de processos possui características particulares, que geram os resultados esperados e a melhoria do fluxo de negócios. Veja a seguir:
- Exige o redesenho dos fluxos de trabalho da empresa, ou seja, a modelação dos processos;
- Requer a documentação de todos os processos, visando que possa ser exercida por qualquer colaborador;
- Consiste na entrega de valor para a empresa, a marca, o serviço ou produto;
- Monitorar se os processos executados estão entregando o que se espera deles;
- Sistematização dos processos, com o intuito de aproveitar as oportunidades de melhorias na execução do fluxo de negócios.
Boas práticas para a melhoria da gestão de processos
Certamente, a gestão de processos implica em um monitoramento contínuo para identificar dificuldades no fluxo de negócios. Com isso, é possível empregar boas práticas para a melhoria dos processos da empresa. Veja a seguir:
- Realizar um mapeamento de todas as atividades executadas em cada setor da empresa e os responsáveis pela execução;
- Após analisar cada um dos processos, identifique os gargalos que estão impactando diretamente nos resultados obtidos;
- Defina prioridades para solucionar os problemas e estabeleça objetivos e metas a serem alcançados para implementar a solução mais adequada;
- Elabore um plano de ação para colocar implementar a solução escolhida, em conjunto com os colaboradores da empresa;
- Estabeleça quais os principais indicadores de desempenho serão empregados para avaliar os resultados obtidos com as mudanças realizadas;
- Planeje ciclos de melhoria para gerar benefícios de longo prazo, que sejam incorporados nas práticas da empresa.
Portanto, a gestão de processos é uma ferramenta eficiente para redesenhar o fluxo de negócios da empresa, gerando a melhoria contínua das atividades e dos resultados.
Saiba que a Consultoria Business Advisory, da PKF Brazil, tem a inteligência necessária para agregar valor a sua empresa com os nossos serviços realizados por especialistas-empreendedores, com amplo conhecimento da legislação e foco nas necessidades dos clientes.
Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas… Ou então acesse o site da PKF Brazil e leia os nossos outros artigos.