Notícia

Home Notícias Notícias da PKF BRAZIL Due Diligence e as fusões e aquisições de empresas

Have a question?

Notícia • 2022-10-07

Due Diligence e as fusões e aquisições de empresas

O processo de Due Diligence é essencial para as fusões e aquisições de empresas. Isso porque tem como principal objetivo tornar transparente a situação da empresa em negociação para as interessadas na aquisição.

Tendo isso em vista, a PKF Brazil preparou esse artigo para explicar como funciona a análise realizada em uma due diligence. 

O que é e para que serve a Due Diligence?

O termo due diligence pode ser traduzido como “diligência prévia”, que consiste em um processo de investigação e estudo detalhado de diversos aspectos de uma empresa. Desse modo, o objetivo é identificar possíveis riscos para os mais diversos públicos, como:

  • Compradores;
  • Investidores;
  • Fornecedores;
  • Parceiros de negócios, dentre outros.

De fato, consiste em um processo bem mais complexo que uma auditoria, pois analisa em profundidade os aspectos financeiros, trabalhistas, jurídicos, contábeis, fiscais, tecnológicos e até os ambientais.

O propósito da due diligence é ter uma visão global da empresa, analisando todos os fatores para entender como o negócio funciona. Desse modo, busca identificar os riscos, as oportunidades, o posicionamento e o valor de mercado.

Entenda a diferença entre due diligence e auditoria

O processo de due diligence é diferente de uma auditoria tanto pelos seus objetivos quanto pelos métodos e técnicas utilizadas, apesar de compartilharem alguns procedimentos. 

Nesse sentido, a auditoria tem por objetivo verificar se todo o processo contábil da empresa foi desenvolvido da forma correta, conforme a legislação vigente. 

Já o objetivo da due diligence é entender a realidade econômica da empresa, sua posição de mercado, seu valor real e os riscos potenciais. Sendo que para isso desenvolve uma análise de todos os aspectos que envolvem o negócio.

Como funciona o processo de due diligence?

Basicamente, um processo de due diligence é desenvolvido para atender a uma demanda do mercado de aquisição e fusões de empresas. De fato, deve seguir alguns passos para garantir a assertividade de toda a análise, que são:

  1. Formação de uma equipe multidisciplinar para assegurar que todos os documentos sejam analisados e compreendidos corretamente. Nesse sentido, é interessante que essa equipe seja composta pelos seguintes profissionais:
  • Contadores;
  • Economistas;
  • Analistas de investimentos;
  • Advogados;
  • Administradores.  
  1. Mapeamento do negócio para adquirir uma visão mais ampla da empresa, bem como entender o seu funcionamento, características do negócio e como as operações são desenvolvidas. 
  2. Levantamento de documentos e informações para proceder à análise de documentos, que será acompanhada de um contrato de confidencialidade. Isso porque os consultores terão acesso a informações sigilosas, sendo necessário resguardar a sua segurança.
  3. Apresentação dos resultados, que consiste no último passo de todo o processo, sendo apresentado em um documento formalizado com as informações e análises desenvolvidas.   

Assim, a due diligence é um dos processos que mais tem crescido no mercado de fusões e aquisições nos últimos tempos. Pois, oferece uma avaliação completa do negócio e definindo seu valor de mercado.

A Consultoria de Negócios da PKF Brazil tem a inteligência necessária para agregar valor a sua empresa com os nossos serviços realizados por especialistas-empreendedores, com amplo conhecimento da legislação e foco nas necessidades dos clientes.  

Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas… Ou então acesse o site da PKF Brazil e leia os nossos outros artigos. 

See more Notícia items