Controles internos e trabalhos de auditoria sob a perspectiva de um novo paradigma
O atual momento é de grande impacto aos países, às pessoas e empresas. Todos estão focados em como sobreviver à crise do momento e em como recomeçar no pós-crise. De alguma forma estão fazendo planejamentos e definindo a maneira de continuar com seus negócios e suas vidas. A verdade absoluta para todos nós neste momento é que: nossas vidas, o mundo, a economia e o mundo corporativo nunca mais será o mesmo!
Nas empresas, os controles internos são essenciais para que em tais mudanças, a segurança dos atos, dos dados e das informações, seja preservada e que a integridade desses seja garantida em toda sua amplitude.
É imprescindível a revisão e o reforço dos controles internos que integram a operação e que geram informações financeiras. Controles fracos são propícios à erros e até mesmo à fraudes corporativas, bem como, expondo as organizações à ação de malfeitores internos ou externos. Deste modo, é necessário investimento em tecnologia da informação para cada vez mais proteger os dados internos e de terceiros.
Os relatórios financeiros das empresas, a partir de agora, devem refletir este novo cenário repleto de desafios para a continuidade dos negócios. Esse impacto poderá ser menor ou melhor administrado, a partir de controles eficazes, capaz de fornecer a informação necessária, de forma íntegra e instantânea, para uma tomada de decisão no momento certo ao longo do pós-crise. As empresas não irão desparecer, mas necessariamente irão se adaptar ao novo paradigma que se apresenta, pois, as mudanças são permanentes.
Os auditores devem estar atentos a essas novas necessidades & oportunidades de mudanças nos controles internos dos clientes para contribuir com os responsáveis pela governança na tomada de decisão e gestão dos negócios, priorizando a comunicação no processo de monitoramento. Como procedimento de auditoria, devem dialogar fortemente com a governança para entender os novos desafios deste novo cenário e com isso melhorar, desenvolver ou implantar novos processos de controles internos. Com isso construir o conforto necessário que tais controles revisados e/ou implantados, garantam a segurança razoável e necessária para que as demonstrações contábeis estejam livre das distorções relevantes possíveis.
Os planejamentos dos trabalhos de auditoria começam com o diálogo com os responsáveis pela gestão, com o entendimento da movimentação do mercado e a objetividade sobre os antigos e novos riscos envolvidos. Nas firmas de auditoria e consultoria, as equipes de auditoria deverão estar capacitadas para observar o “novo” e se forçar a uma quebra de paradigmas, portanto, é necessário sair da matriz de pensamento existente e pensar além.
A PKF Affiance Brazil, formada por especialistas-empreendedores, neste cenário pós-covid, contribui para nossos clientes:
- Identificando melhorias de processos & controles
- Revisando cenários para continuidade dos negócios
- Buscando o compliance fiscal & tributário
- Contribuindo para as novas assertivas do Plano de Negócio
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