Notícia

Home Notícias Notícias da PKF BRAZIL Consultoria de TAX da PKF Affiance Brazil ajuda sua empresa a pagar menos impostos e aumentar a lucratividade.

Have a question?

Notícia • 2023-04-28

Consultoria de TAX da PKF Affiance Brazil ajuda sua empresa a pagar menos impostos e aumentar a lucratividade.

Consultoria de TAX da PKF Affiance Brazil ajuda sua empresa a pagar menos impostos e aumentar a lucratividade.

Você sabia que é possível pagar menos impostos em sua empresa utilizando técnicas legais de inteligência tributária?

Sim! Esse processo é chamado de Elisão Fiscal e muitas pessoas o aplicam em seus negócios com o objetivo de reduzir a carga tributária.

Nesse artigo, vamos mostrar como este processo funciona e como a PKF Affiance Brazil implanta essa inteligência fiscal e tributária no seu negócio. Acompanhe!

Consultoria Tributária

A contratação de uma Consultoria Tributária é um dos primeiros passos para conseguir reduzir sua carga tributária por meio da elisão fiscal. Com essa ferramenta de inteligência fiscal, tributária e societária, você conhecerá melhor a operação da sua empresa, bem como quais as estratégias e controles podem ser implementados para blindar a perda de créditos tributários por prescrição. Além de reduzir a carga tributária do seu negócio se beneficiando das isenções, reduções e regimes especiais, esse serviço lhe possibilita conhecer profundamente as regras de tributação de cada produto e/ou serviço, conhecimento esse que evita a bitributação, reduz a carga tributária e aumenta a lucratividade da empresa.

Um dos serviços muito importantes que faz parte da Consultoria Tributária é o estudo adequado do regime de tributação. Esse regime permite à sua empresa pagar o menor imposto de acordo com a sua lucratividade. Também, e não menos importante, é a implantação de compliance fiscal e sistemas de inteligência tributária, procedimentos esses que possibilitam os profissionais da área fiscal e contábil da empresa gerir e controlar da forma mais eficiente possível os ativos e passivos fiscais da companhia.

O funcionamento da legislação tributária e a recuperação de créditos tributários

Conforme comentado acima, a elisão fiscal é um processo tributário que respeita totalmente os padrões e preceitos legais. Nesse contexto, é necessário conhecer alguns pontos para implementá-la de forma ideal.

A legislação tributária permite que os empresários adotem algumas ações para adequar as suas cargas tributárias à realidade de cada empresa e recuperar valores de tributos pagos a maior por ineficiência na gestão por falta de inteligência fiscal e tributária e/ou mudanças na própria legislação. Por exemplo, um empreendimento que pagou tributos a maior, os considerados indevidos, se constatado antes da prescrição do direito, o mesmo poderá ser restituído para a empresa. É o que vem acontecendo com a exclusão do ICMS da base do PIS e da COFINS, decisão do STF que deu o direito de as empresas recuperarem os impostos pagos indevidamente.

Sendo assim, você não precisa ter medo da elisão fiscal. Ela não se caracteriza por deflagrações da Lei, mas sim, trata-se de um processo totalmente previsto na legislação brasileira, possibilitando a um empresário o pagamento de impostos adequados ao seu negócio.

A implementação de uma consultoria fiscal em uma empresa

Agora, vamos a alguns exemplos de como a Consultoria Fiscal Tributária e Societária da PKF Affiance Brazil pode ser implementada na sua empresa:

Um exemplo claro é o empreendimento que tem uma baixa lucratividade optar pelo Lucro Real, que é uma modalidade em que o IRPJ e CSLL são calculados tomando como base a diferença entre as despesas e receitas do empreendimento. Por outro lado, a empresa que tem poucas despesas e atende a determinados requisitos pode ser inscrita no Simples Nacional ou também no Lucro Presumido, que considera a base de cálculo para aplicação dos mesmos impostos um percentual determinado pela Lei.

Além disso, outra forma da aplicação de inteligência tributária e societária nas empresas é quando os especialistas tributários e societários junto a área técnica da empresa, reavaliam a operação como um todo: desde os NCM´s dos produtos, os códigos dos serviços até os códigos de atividades econômicas (CNAE), onde em alguns casos cabe na operação da empresa outras atividades econômicas e/ou NCM´s que possibilitam a redução da carga tributária por pertencerem a alguma atividade com incentivo fiscal, como tecnologia para as atividades de serviços e agricultura para as atividades de comércio, entre outras.

A empresa também pode estudar a mudança de localização para poder aproveitar determinados benefícios fiscais atribuídos às organizações situadas em determinadas regiões do país.

Esses são alguns exemplos práticos dos benefícios que a Consultoria Tributária da PKF Affiance Brazil pode trazer para a sua empresa. Fazendo um diagnóstico claro e liderando todas as mudanças possíveis e necessárias para o negócio, por meio de técnicas legais de inteligência tributária e societária que podem ser implementadas em qualquer tipo de segmento. Só há um pré-requisito: querer realizar adequadamente um planejamento tributário.

Gostou do artigo de hoje? Quer saber mais sobre nossos serviços de TAX? Então, entre em contato e fale conosco. Teremos um grande prazer em ajudar sua equipe fiscal e tributária a trazer mais resultados financeiros para sua empresa.

See more Notícia items