Notícia

Home Notícias Notícias da PKF BRAZIL Como otimizar a auditoria das Demonstrações Contábeis na sua empresa
Notícia • 2022-03-03

Como otimizar a auditoria das Demonstrações Contábeis na sua empresa

Como otimizar a auditoria das Demonstrações Contábeis na sua empresa

 

 

A sua empresa realiza auditoria das demonstrações financeiras apresentadas aos usuários internos e externos da organização?

Na sua opinião, qual o grau de confiabilidade das demonstrações financeiras apresentadas pela sua empresa?

Como é de conhecimento, a responsabilidade de um gestor, na tarefa de prestar contas de sua administração, no alcance pela prática de um determinado ato afeto às atribuições de seu cargo, traz para o seu rol de direitos e obrigações, à responsabilização nas instâncias cível, penal, tributária e trabalhista.

Sine qua non, os gestores precisam demonstrar preocupação com a correta aplicação dos recursos sob a administração de sua gestão, pois quando utilizados indevidamente, podem resultar em efeitos contrários aos objetivos e à rentabilidade do negócio, inclusive, com efeitos no patrimônio privado no âmbito pessoal dos gestores.

Gerenciar uma organização de forma transparente e utilizando de métodos que visam proteger o patrimônio e assegurar as melhores decisões, transmitindo confiança aos usuários internos e externos é um dos deveres do bom gestor.

Em meio a esse contexto, a realização de avaliações e auditorias periódicas é fundamental.

O que é uma auditoria de demonstrações financeiras?

O objetivo da auditoria das demonstrações financeiras é aumentar o grau de confiança dos usuários internos e externos em relação às demonstrações financeiras apresentadas por uma empresa.

Em um procedimento de auditoria um profissional especializado e independente avalia o grau de confiabilidade e a veracidade das informações apresentadas nos relatórios e demonstrativos, por meio de técnicas de indagação, observação e inspeção, considerando as fontes de informação, pessoas, processos e sistemas da empresa auditada.

De acordo com as melhores práticas vigentes no Brasil e normas internacionais, durante a condução de uma auditoria de demonstrações financeiras, os objetivos gerais do auditor são:

  • Obter segurança razoável sobre se as demonstrações financeiras como um todo estão livres de distorção relevante, seja por fraude ou erro, possibilitando, assim, o auditor expressar uma opinião sobre se as demonstrações financeiras foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável, no caso, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, adicionadas, quando aplicável de normas específicas setoriais, a exemplo, da normas da CVM – Comissão de Valores Mobiliários, para empresas de capital aberto;
  • Elaborar o relatório sobre as demonstrações financeiras e comunicar o resultado da auditoria, de acordo com os achados do auditor, incluindo, sugestões e recomendações sobre oportunidades de melhoria do fluxo de informações, agregando valor ao ambiente de negócio da empresa auditada.

 

Como otimizar a auditoria das demonstrações financeiras

Visando otimizar a auditoria das demonstrações financeiras, as partes envolvidas devem considerar no mínimo três itens:

1.Planejamento e avaliação de riscos

Esta etapa envolve a compreensão do ambiente de negócios onde a empresa opera e dos riscos potenciais que possam impactar na confiabilidade das demonstrações financeiras;

As empresas que buscam otimizar os trabalhos de auditoria precisam investir em rotinas de compliance contábil, fiscal & tributário, trabalhista & previdenciário, societário, cível, além de compliance regulatórios, quando aplicável, que visam identificar e reduzir seus potenciais riscos, eliminando desconfianças e ao mesmo tempo, facilitando o trabalho dos auditores.

2.Melhoria dos controles internos

Auditores utilizam testes por amostragem, com uso de modernas ferramentas de tecnologia, para determinar o grau de eficácia e controle dos sistemas adotados pelas organizações.

  • Nesse contexto, um alto padrão de eficácia, permite que os auditores reduzam alguns procedimentos em auditorias, inicialmente, planejados para serem executados, otimizando todo plano de trabalho de auditoria.
  • Por outro lado, se os controles demonstram ineficácia, os auditores podem redobrar seus critérios durante as análises de auditoria das demonstrações financeiras, uma vez que haverá a necessidade de confirmar a integridade e totalidade da posição patrimonial da empresa auditada de forma mais abrangente.

3.Uso de técnicas para encontrar desvios

Realize auditorias internas que auxiliem na identificação e correção de oportunidades de melhoria, antes mesmo das auditorias externas.

  • Realize uma análise histórica dos saldos contábeis e financeiros, comparando índices com os resultados previstos para detectar anomalias;
  • Confirme o saldo das contas a receber com seus clientes e investigue as cobranças em aberto.
  • Liste os ativos fixos, revisite autorizações de compra e alienação, revisite relatórios de avaliação e recalcule depreciação e amortização, com base no atual cenário da empresa.
  • Verifique e confirme a exatidão dos valores de contas a pagar, revisite contratos, se for o caso.
  • Revisite suas políticas internas, adotadas na formação das estimativas contábeis, atualizando-as de acordo com o atual ambiente de negócio da empresa, principalmente, em relação as estimativas de ajuste a valor recuperável dos ativos e provisões de perda sobre contingências cíveis, fiscais e trabalhistas.
  • Realize conciliações bancárias e confronte o saldo das contas com as demonstrações, analisando eventuais divergência, tendo como foco, os motivos que levaram a essas diferenças, buscando soluções para reduzir sua recorrência.

Para saber mais sobre os processos de auditoria das demonstrações financeiras, conte com o apoio e a assessoria da PKF Affiance Brazil.

 

 

See more Notícia items