Como o ESG tem influenciado as empresas nos dias atuais?

Home Notícias Notícias da PKF BRAZIL Como o ESG tem influenciado as empresas nos dias atuais?
Notícia • 2022-11-10

Como o ESG tem influenciado as empresas nos dias atuais?

Saiba que ESG é uma tendência crescente no mundo dos negócios. De fato, é a base para a adoção de práticas responsáveis e comprometidas com o meio ambiente, os aspectos sociais e de governança pelas empresas, de todos os portes e setores.  

Tendo isso em vista, a PKF Brazil elaborou esse artigo com o intuito de esclarecer sobre a influência do ESG nas ações empresariais. Além de apresentar alguns exemplos de como esse processo acontece no dia a dia das empresas.

O que significa ESG e qual a sua importância?

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança. Não apenas um conjunto de palavras, mas uma proposta para orientar empresas para as boas práticas de sustentabilidade, relações sociais e governança.

Isso porque os consumidores estão mais conscientes dos problemas ambientais, sociais e de governança. Por isso, valorizam mais as empresas que já incorporaram práticas de sustentabilidade e demonstram preocupação com a inclusão social e a ética corporativa.

Assim sendo, ESG deve ser entendido como um conjunto de ações visando tornar as empresas sustentáveis, minimizando os impactos negativos de suas operações. Além de adotarem práticas para melhorar a gestão empresarial e a relação com a sociedade.

Qual a origem do termo ESG e sua associação com um sistema financeiro sustentável?

Saiba que o termo surgiu com uma provocação do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, feita para 50 CEOs de grandes instituições financeiras, em 2004. De fato, ele indagou o que fazer para integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais. 

Também nesse ano, o relatório Freshfield, da Iniciativa Financeira do Programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente (UNEP-FI), enfatizava a importância de integrar fatores ESG em uma avaliação financeira. 

Com base nessas ideias iniciais, alguns investidores institucionais, com apoio da ONU, tiveram a iniciativa de formular os Princípios do Investimento Responsável (PRI), em 2006. 

Certamente, estes princípios destacam e reforçam a necessidade de desenvolver práticas de investimento com foco nas questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Em seguida, veja os seis princípios formulados:

  1. “Incorporar os temas ESG às análises de investimento e aos processos de tomada de decisão;
  2. Ser pró-ativo e incorporar os temas ESG às políticas e práticas da propriedade de ativos;
  3. Buscar sempre fazer com quem as entidades nas quais se investe divulguem suas ações relacionadas aos temas ESG;
  4. Promover a aceitação e implementação dos Princípios dentro do setor de investimento;
  5. Ampliar a eficácia na implementação dos Princípios;
  6. Divulgar relatórios sobre atividades e progresso da implementação dos princípios”.

Alguns exemplos da adoção do ESG pelo mundo corporativo

A influência do ESG nas iniciativas corporativas cresce a cada dia. De fato, isso foi confirmado pela pesquisa desenvolvida pela consultoria Walk The Talk by La Maison, com 4421 pessoas, das cinco regiões do país. 

O objetivo era mapear a percepção das pessoas acerca de 50 empresas, representativas em suas categorias, sobre ações associadas ao ESG. Segundo os dados coletados, a classificação das empresas ligadas ao ESG, numa escala de 1 mil, foi a seguinte: 

  • Natura (536 pontos);
  • Unilever (389 pontos);
  • Ypê (386 pontos);
  • Boticário (376 pontos);
  • Petrobrás (372 pontos);
  • Nestlé (354 pontos);
  • Banco do Brasil (335 pontos);
  • P&G (332 pontos);
  • Coca Cola (315 pontos).

Saiba que existem iniciativas para estimular as empresas a adotarem o ESG, como os financiamentos públicos e projetos institucionais voltados para empresas com o selo ESG. 

Além disso, a bolsa de valores (B3) oferece aos clientes uma carteira de investimento ESG. Ou seja, ativos das empresas que possuem certificação ESG.

Caso queira mais informações sobre o assunto, converse com a PKF Brazil, pois temos a inteligência necessária para agregar valor a sua empresa com os nossos serviços realizados por especialistas com amplo conhecimento da legislação e foco nas necessidades dos clientes.  

Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas… Ou então acesse o site da PKF Brazil e leia os nossos outros artigos.

See more Notícia items