O processo de reestruturação de capital de dívida é a solução financeira para as empresas com dificuldades financeiras e que não estão conseguindo pagar suas dívidas. Entenda.

Home Notícias Notícias da PKF BRAZIL Como funciona o processo de reestruturação de capital de dívida?
Notícia • 2022-06-14

Como funciona o processo de reestruturação de capital de dívida?

O processo de reestruturação de capital de dívida é um processo que tem por objetivo oferecer condições para que a empresa saia do quadro de insolvência. Ou seja, que possa readquirir a sua capacidade financeira e manter as suas operações. 

Para entender como o processo é realizado, a PKF Brazil elaborou esse artigo com as principais informações necessárias para esclarecer como funciona a reestruturação de dívidas. 

Como ocorre a reestruturação de capital de dívida 

O processo de reestruturação de capital de dívida precisa ser desenvolvido com assertividade, visto que envolve os interesses da empresa e dos seus credores. Nesse sentido, pode ser realizado para alcançar os seguintes objetivos:

  • Reduzir o montante da dívida;
  • Diminuir a taxa de juros cobrada;
  • Ampliar os prazos de pagamento.

Uma das estratégias adotadas para conseguir a reestruturação das dívidas de uma empresa é a swap debt/equity ou “troca dívida/patrimônio”. Ou seja, é uma solução baseada na troca de dívida por capital. Nesse sentido, pode ser negociada integral ou parcialmente a dívida.

Para que essa operação seja realizada, é necessário que os credores estejam dispostos a receber parte da empresa como pagamento da dívida. Sem dúvida, essa solução é aceita pelos credores se identificarem na empresa um alto potencial de recuperação.

Etapas do processo de reestruturação de capital de dívida 

Para que o processo de reestruturação de capital de dívida seja assertivo, é preciso desenvolver ações eficientes para gerar um plano sólido e bem estruturado. Para que isso seja possível, é preciso seguir as etapas apresentadas a seguir:

1 - Mapeamento de todas as dívidas da empresa 

Este mapeamento tem a finalidade de identificar todas as dívidas que a empresa possui e coletar as principais informações de cada uma, sendo elas:

  • Dados dos Credores;
  • Data de vencimento em aberto;
  • Valor acumulado de cada dívida;
  • Juros contratuais. 

A partir do levantamento dessas informações, é possível obter uma visão mais ampla da real situação financeira da empresa.

2 - Proceder a realização da renegociação da dívida 

Esta etapa de renegociação assume grande importância para o processo de reestruturação de capital de dívida. É preciso mostrar para os credores que a empresa está empenhada em renegociar suas dívidas e sair da situação de insolvência.

Uma maneira eficiente de apresentar para os corredores os propósitos em empresa, é por meio de um planejamento financeiro para ser adotado com a reestruturação da dívida. Além disso, esse processo envolve várias rodadas de negociação até fechar um acordo favorável.

3 - Adotar o princípio de prioridade de pagamento 

Este é um ponto de extrema importância para que a empresa possa efetivamente arcar com os compromissos renegociados, atendendo o novo prazo contratado. Desse modo, antes de priorizar os credores, é preciso avaliar a capacidade de pagamento da empresa.

Ou seja, priorizar os credores conforme as condições financeiras da empresa arcar com as obrigações. Sem dúvida, é uma estratégia eficiente e demonstra comprometimento da empresa em lidar com suas dívidas de forma equilibrada.

4 - Manter a transparência e boa comunicação no decorrer do processo

É fundamental para conseguir a receptividade dos credores que a empresa aja com transparência, informando-os com clareza as suas intenções com o processo. Nesse sentido, é interessante tratar o credor como um parceiro neste processo.

Com essas informações, fica fácil entender como funciona o processo de reestruturação de capital de dívida de uma empresa. 

A PKF Afiance Brazil conta com uma equipe de especialistas da área de Advisory para suportar você e sua empresa, seja durante o processo de reestruturação de capital de dívida, bem como, planejamento financeiro e operacional de todo o processo. Fale conosco!

Se gostou do artigo e quiser mais informações, acesse o site da PKF Brazil e leia os nossos outros artigos. 

See more Notícia items