Notícia

Home Notícias Notícias da PKF BRAZIL A Importância do Ceticismo Profissional na Profissão do Auditor

Have a question?

Notícia • 2023-02-15

A Importância do Ceticismo Profissional na Profissão do Auditor

Conceito geral e importância para os usuários das Demonstrações Contábeis

O Ceticismo Profissional é uma habilidade fundamental de um auditor capacitado, que faz parte de um grupo de conceitos primordiais para o auditor, assim como, objetividade, independência e julgamento profissional, os quais em seu conjunto contribuem para realizar um trabalho de auditoria de alta qualidade.

Os usuários das Demonstrações Contábeis auditadas, valorizam as mesmas, devido ao grau de confiança que geram ao estar examinadas por um auditor que realizou um trabalho com altos padrões de qualidade, entre os quais se encontra uma atitude de ceticismo profissional, o que aumenta a capacidade de um auditor para detectar uma possível situação em que exista uma inconsistência, seja devido a erros ou fraudes.

 Definição nas normas internacionais

De acordo com a ISA 200 – Overall Objective of the Independent Auditor, and the Conduct of an Audit in Accordance with International Standards on Auditing, o ceticismo profissional é definido da seguinte maneira: ¨atitude que implica una mentalidade inquisitiva, uma atenção especial às circunstâncias que podem ser indicativas de possíveis incorreções materiais devido a erros ou fraudes, e uma avaliação crítica da evidência de auditoria¨, bem como, tal norma internacional nos requer atenção especial a:

  • A evidência de auditoria que contradiz outra evidência de auditoria obtida.
  • As informações sobre a confiabilidade dos documentos e as respostas às instruções que serão usadas como evidências de auditoria.
  • As condições que podem indicar uma possível fraude.
  • As circunstâncias que sugeriram a necessidade de aplicar procedimentos de auditoria adicionais exigidos pela norma internacional.

A importância do ceticismo profissional

A atitude de ceticismo profissional é necessária durante todo o trabalho de auditoria, desde o planejamento, a execução do trabalho de campo e o processo de formação de opinião sobre as demonstrações contábeis sujeitas à revisão por parte do auditor.

Durante os últimos anos, muitos países e empresas passaram por períodos econômicos difíceis que ocasionam situações em que cobram muito valor ao Ceticismo Profissional do auditor para poder mitigar os riscos de existirem nas Demonstrações Contábeis inconsistências materiais devido a erros ou fraudes.

Nas firmas membro da PKF Global, a qualidade é um valor fundamental. Como parte de nossos processos internos de qualidade, investimos em capacitar nossas pessoas, investimos em técnicas avançadas de auditoria, bem como, em melhorar nossa comunicação fomentando o ceticismo profissional.

Nossas firmas membros na região Latino Americana contam com uma equipe de especialistas para ajudar a você e sua empresa, com serviços técnicos qualificados nas áreas de auditoria, consultoria tributária, consultoria empresarial e BPO em todas as etapas de seu negócio.

Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas… Ou então acesse o site da PKF Brazil e leia os nossos outros artigos.


Contact

Artigo por:

Tomás Carpentieri F.

Membro do Board América Latina

Managing Partner PKF Venezuela

See more Notícia items