Notícia

Home Notícias Notícias da PKF BRAZIL Assurance ESG Garantindo o Compromisso com a Sustentabilidade

Have a question?

Notícia • 2023-08-16

Assurance ESG Garantindo o Compromisso com a Sustentabilidade

 

Introdução:

A preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança (ESG - Environmental, Social, and Governance) tem se tornado uma prioridade para empresas em todo o mundo. A busca por práticas sustentáveis, responsáveis e transparentes é fundamental para promover o desenvolvimento econômico e social de forma consciente e duradoura. Nesse contexto, a Assurance ESG ganha destaque como uma importante ferramenta para garantir a credibilidade das informações relacionadas ao desempenho ESG das organizações.

O Papel da Assurance ESG:

A Assurance ESG (Environmental, Social, and Governance Assurance) refere-se a um conjunto de procedimentos e avaliações realizadas por profissionais independentes para verificar e confirmar a integridade e precisão das informações divulgadas pelas empresas em relação aos seus compromissos ESG. Esse processo visa fornecer uma garantia confiável a todas as partes interessadas, incluindo investidores, clientes, colaboradores e a sociedade como um todo.

Normas ISAE 3000 e ISAE 3410:

No contexto da Assurance ESG, duas normas se destacam: a ISAE 3000 (International Standard on Assurance Engagements 3000) e a ISAE 3410 (International Standard on Assurance Engagements 3410).

A norma ISAE 3000 estabelece as diretrizes gerais para a realização de procedimentos de asseguração em qualquer assunto sujeito a garantia, como o desempenho ESG de uma organização. Essa norma oferece orientações sobre a independência do profissional envolvido, a natureza do trabalho a ser executado, os riscos associados e a forma de relatar os resultados.

Por outro lado, a norma ISAE 3410 fornece orientações específicas para a Assurance ESG relacionada a relatórios sobre processos de governança, incluindo controles internos e conformidade com políticas e regulamentos estabelecidos pelas empresas.

A Importância da Independência e Competência:

A credibilidade da Assurance ESG é fundamental para que os stakeholders confiem nas informações divulgadas pelas empresas. Para garantir a objetividade e a imparcialidade do processo, é essencial que os profissionais envolvidos sejam independentes das atividades avaliadas e das partes interessadas envolvidas. Além disso, esses profissionais devem possuir competência técnica e conhecimento aprofundado das questões ESG e das normas aplicáveis.

O Impacto Positivo da Assurance ESG:

A implementação de uma Assurance ESG bem estruturada traz benefícios significativos para as organizações. Primeiramente, ela demonstra o comprometimento da empresa em lidar de forma responsável e transparente com questões ambientais, sociais e de governança. Isso pode aumentar a confiança dos investidores, melhorar a reputação da marca e atrair talentos engajados com os valores da empresa.

Além disso, a Assurance ESG auxilia no estabelecimento de metas realistas e mensuráveis, contribuindo para a eficiência operacional e o aumento da competitividade. Também oferece uma base sólida para a tomada de decisões estratégicas, permitindo que a empresa se adapte às mudanças do mercado e da legislação, garantindo a sustentabilidade de longo prazo.

Conclusão:

A Assurance ESG é um instrumento poderoso para garantir a credibilidade das informações relacionadas ao desempenho ESG de uma organização. As normas ISAE 3000 e ISAE 3410 fornecem orientações fundamentais para a execução de procedimentos de asseguração nesse contexto. Ao adotar a Assurance ESG, as empresas reforçam seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento responsável, contribuindo para um futuro melhor e mais consciente para todos.

Na PKF Affiance Brazil, temos o compromisso de auxiliar as empresas a implementar a Assurance ESG de forma eficiente e confiável. Contem conosco para impulsionar a credibilidade e o sucesso sustentável do seu negócio!

 


Contact

Cleverson Lacerda

Sócio Presidente / Managing Partner

PKF Affiance Brazil

See more Notícia items