A boa governança corporativa e suas 4 principais características

Home Notícias Notícias da PKF BRAZIL A boa governança corporativa e suas 4 principais características
Notícia • 2022-10-21

A boa governança corporativa e suas 4 principais características

A governança corporativa é uma tendência global, que chegou ao Brasil como um direcionamento para uma gestão transparente e que gera valor para a empresa. Desse modo, está alicerçada em alguns pilares que visam fortalecer e conduzir a gestão organizacional da empresa.

Tendo isso em vista, a PKF Affiance Brazil preparou esse artigo com o intuito de esclarecer o que é uma boa governança corporativa., bem como, apresentar as quatro principais características que sustentam essa prática corporativa.

O que é boa governança corporativa e para que serve?

O conceito de governança corporativa surgiu para alinhar os interesses dos sócios, membros do conselho, acionistas e outras partes interessadas. Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), governança corporativa é: “o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Em outras palavras, representa algumas práticas adotadas pelas empresas para fortalecê-la, alinhando os interesses de todos os grupos de interesses (stakeholders). Inclusive, considerando os órgãos de fiscalização e regulamentação do setor de atuação da empresa.

Veja a seguir as quatro principais características de uma boa governança corporativa:

  1. Transparência 

Conforme o IBGC, a transparência implica na vontade de disponibilizar informações para as partes interessadas, além das que são determinadas por lei ou regulamentos. Isto é, permitir que estas partes tenham conhecimento das informações que são do seu interesse.

Por isso, com os dados indicativos do desempenho econômico-financeiro, a empresa deve facilitar o acesso das informações que conduzem a gestão da empresa, bem como, das estratégias de geração de valor para o negócio.

Isto implica também em manter uma comunicação interna e externa de qualidade, resultante da vontade de tornar conhecido das partes interessadas tudo que acontece na empresa.

2. Equidade 

Equidade está relacionada com a forma de tratamento adotada pela empresa. Ou seja, que as relações sejam desenvolvidas de forma justa e em condições de igualdade entre todos os envolvidos (isonomia). 

Significa que todos os sócios e partes interessadas terão os seus direitos e deveres respeitados, bem como, interesses, necessidades e expectativas dos stakeholders. De fato, trata-se de eliminar qualquer forma de política e ações discriminatórias.

3. Prestação de contas 

Para adotar práticas de boa governança corporativa, prestação de contas é essencial, uma vez que, assegura que os envolvidos na governança prestem conta de suas ações de modo claro e compreensível além de, assumir as consequências de suas ações e possíveis omissões, tendo uma atuação com caráter de diligência e responsabilidade para os papéis que desempenha.

4. Responsabilidade na governança corporativa  

Esta característica busca assegurar que os agentes de governança mantenham a viabilidade econômico-financeira da empresa. Além de agir de modo a diminuir as externalidades negativas de suas operações, assim como aumentar as positivas.

Conforme o IBGC, é preciso ter em vista o modelo de negócios e os diversos recursos empregados no curto, médio e longo prazo, tais como: 

  • Financeiro;
  • Intelectual;
  • Manufaturado;
  • Humano;
  • Ambiental;
  • Social;
  • Reputacional, dentre outros.

Portanto, a boa governança corporativa deve ser entendida como um conjunto de práticas que permitem à organização alinhar suas relações com as partes interessadas, fortalecendo a gestão e tornando os processos mais assertivos.

A área de Advisory através de nosso time de Governança e Riscos da PKF Affiance Brazil tem a inteligência necessária para agregar valor à sua empresa com os nossos serviços realizados por especialistas-empreendedores, com amplo conhecimento no assunto e foco nas necessidades dos clientes.  

Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas ou então acesse o site da PKF Brazil e leia os nossos outros artigos. 

See more Notícia items